Centro Histórico do Mindelo

O Centro Histórico do Mindelo, situa-se a norte da ilha de São Vicente, a segunda mais povoada, com 227 km2 de superfície. Este centro classificado, localiza-se na orla de uma das maiores baías de Cabo Verde, Porto Grande, onde emergiu as primeiras aglomerações populacionais da ilha, nos finais do séc. XIX, com a instalação de companhias de carvão mineral para abastecer os navios.

Para tal, foi preciso instalar-se na cidade algumas empresas inglesas, que de entre as várias missões, teriam de criar as condições para a alimentação e estalagens dos passageiros que vinham nos referidos barcos rumo às Américas.

A ocupação da ilha começara à volta do Porto Grande, teve inicio no primeiro quartel do séc. XIX, com as primeiras tentativas portuguesas, por hidrógrafos ingleses, entre outros, procurando um porto para o tráfico no atlântico, para apoiar o comércio e serviço postal entre a Inglaterra, América do Sul, África e Ásia.

O cenário alterou-se significativamente a partir de 1850, quando os ingleses começam a investir fortemente em São Vicente. Nos anos cinquenta e subsequentes, os ingleses foram os principais impulsionadores das mudanças que transformaram radicalmente a fisionomia da ilha.

Atraídos pela excelência do Porto Grande e pela privilegiada posição geoestratégica do arquipélago, as companhias carvoeiras inglesas instalaram na ilha os seus depósitos de carvão, combustível sólido utilizado nos navios a vapor que, na sequencia da revolução industrial, ganharam cada vez mais protagonismo na navegação transatlântica, em substituição dos navios a vela.

Constatando o crescimento económico e populacional que conferiu cada vez mais maior importância à ilha, a povoação do Mindelo fora elevada a categoria de vila no ano de 1858, pelo Decreto Régio de 29 de abril.

A rápida transformação de Mindelo foi reconhecida pela população, pelas autoridades local e central, para que até então vila fosse elevada a categoria de cidade em 1879. 

Reconhecendo o valor histórico e patrimonial do Centro Histórico do Mindelo, este fora classificado como Património Nacional em 2012, pela Resolução nº 6/2012 de 31 de janeiro.

Foto: Arquivo IPC

Galeria Centro Histórico do Mindelo

Centro Histórico

Mapa Mindelo