encontro com tabanca de santa cruz

No âmbito do plano de salvaguarda e revitalização da Tabanca, o Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado da Diretora de Património Imaterial, Sandra Martins e do Historiador Victor Semedo, esteve em Santa Cruz para um encontro com o grupo de Tabanca local e a Jovens Santiaguenses - ACJS.

O encontro, promovido pela associação AJSC, teve por base o acesso ao financiamento dos grupos de tabanca disponibilizado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas. Financiamento este, que o grupo de Santa Cruz não teve acesso, em 2018, devido a questões internas.

Na tentativa de as ultrapassar, o Instituto deslocou-se à localidade para auscultar o grupo, inteirar-se dos obstáculos que estiveram na base do impasse, afim de juntamente com a edilidade local (Câmara Municipal Santa Cruz), que presenciou o encontro, e a Associação Jovens Santiaguenses, encontrar caminhos para resolução do referido impasse.

De frisar que 11 grupos, dos 15 que assinaram o termo de compromisso em 2018, já rubricaram o contrato de financiamento para 2019. Isto após apresentação do relatório de atividades do ano anterior, e legalização enquanto associação.

O Vereador da Cultura de Santa Cruz, presente no encontro, considerou-o de viragem para Tabanca na localidade. Segundo o mesmo, há muito que o grupo não se reunia de forma aberta e frontal para discutir a situação da tabanca e dos vários constrangimentos que tem estado na base da “inatividade” dessa manifestação em Santa Cruz.

O Presidente do Instituto instou o grupo a melhor se organizar para poder aceder ao financiamento 2019, disponibilizado pelo MCIC. Sugeriu também a união de forças, destes, com a com a Associação Jovens Santiaguenses.

De referir que AJSC tem trabalhado afincadamente para a revitalização da Tabanca de Santa Cruz, incentivando a troca de experiências entre as crianças e adolescentes de “Tabankinha” e a “Tabanca Grande”, no aprendizado da história e essência da tabanca, do toque dos instrumentos e dança.

Aprendizado que puderam demonstrar num pequeno desfile pelas ruas da localidade.

Do encontro realizado, na sede da Associação Jovens Santiaguenses, ficou o compromisso de reunião de todos os cativos da Tabanca de Santa Cruz, em assembleia geral, com fito de se ultrapassar as questões internas e legais.

Últimas Notícias