IPC monta SIG

No âmbito do projeto de inventário nacional do património imóvel e imaterial, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), através Instituto do Património Cultural (IPC), tem em curso a montagem de um programa de gestão de património cultural.

Feito com assessoria da ESRI Portugal e do Instituto Nacional de Gestão de Território (INGT), este programa, será colocada à disposição do público com o intuito de dá-los a conhecer o Património Nacional por ilhas e categorias: história, estado de conservação e uso.

O projeto abarca não só o património imóvel e imaterial, mas também os museus. Isto numa altura em que se implementa o projeto de Reabilitação dos Edifícios Históricos, no quadro do PRRA e do projecto Museus de Cabo Verde, que visa construir uma nova largada museológica no país.

Para o Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, esta ferramenta marcará o “momento de viragem a nível de gestão do património cultural em Cabo Verde”. Uma gestão integrada, participativa e corresponsável, servindo como um instrumento fundamental para o uso académico e turístico, permitindo aos usuários conhecerem melhor, para a conveniente preservação e valorização do nosso legado patrimonial.

Últimas Notícias