Ponte Canal

Ponte Canal, situado na Ribeira Grande de Santo Antão, integra a lista de edifícios contemplados no Eixo IV do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades- PRRA, do Governo de Cabo Verde, Coordenado pelo Ministério das Infraestruturas e Ordenamento do Território e Habitação.

O Eixo IV sob responsabilidade do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, visa a reabilitação de 29 edifícios históricos e religiosos no país, no decorrer da presente legislatura.

Ponte Canal é uma infraestrutura hidráulica, construída no ano de 1956, que alberga na parte superior, uma levada, que faz a travessia da água de um lado para o outro, para irrigação agrícola nas imediações das localidades Boca de Ambas Ribeiras e Boca de Coruja.

Foi edificado em alvenaria de pedra e argamassa erguendo-se num arco abatido de volta perfeita, que por sua vez, é encimado com molduras também em formato de arco romano. Sua reabilitação está orçada em 30.000.000$00 (30 mil contos).

O projeto de reabilitação do Ponte de Canal, está a ser elaborado pelo Arquiteto do Instituto do Património Cultural, Daniel Oliveira, em colaboração com a equipa técnica da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santo Antão, e conta com a assessoria da Universidade de Aveiro.

Últimas Notícias