Igreja Nha Santa Catarina

A Igreja de Nhâ Santa Catarina, situada na Cruz de Cima - Ribeira de Boa Entrada, no Concelho de Santa Catarina de Santiago, integra a lista dos edifícios a serem reabilitados, no âmbito do IV eixo do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades - PRRA, do Governo de Cabo Verde, coordenado pelo Ministério das Infra-Estruturas, do Ordenamento do Território e Habitação.
 
Erguida no século XIX, Nhâ Santa Catarina é provavelmente a primeira Igreja da paróquia do Concelho, onde se comemora Nhâ Santa Catarina a 25 de novembro, a Santa padroeira do concelho. Pelos traços arquitetônicos e imponente beleza estética, este edificado assemelha-se à arquitetura gótica.
 
A mesma apresenta uma planta retangular simples, adossada com sacristia a norte e espaço usado atualmente como corro a sul, a cobertura da nave principal diferencia das restantes devido essencialmente a sua altura.

A fachada principal voltada para oeste em empenha triangular, delimitada nas laterais por cunhais revestida de argamassa de cal, pintadas na cor verde com desenhos especifico, encimado por elementos decorativos.

O projeto de reabilitação da Igreja de Nhâ Santa Catarina, orçado em 30. 990. 000, 00, está a ser elaborado pelo Arquiteto do Instituto do Património Cultural, Adalberto Tavares, em colaboração com a equipa técnica da Câmara Municipal de Santa Catarina e Comissão Diocesana para reabilitação do património religioso.

O IV Eixo do PRRA sob responsabilidade do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, visa a reabilitação de 29 edifícios históricos e religiosos no país, no decorrer da presente legislatura.

Últimas Notícias