cardeal_visita_obra_alcatraz.jpg

O Cardeal Don Arlindo Furtado, acompanhado da comissão diocesana para reabilitação do património religioso, visitou nesta sexta-feira, 11 de outubro, a Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Alcatraz, São Domingos.

Uma visita para inteirar-se do andamento das obras de reabilitação deste edificado, construído aquando do povoamento da ilha de Santiago, iniciado há um mês.

Ao Cardeal, a equipa, liderada pela empresa CAD, explicou que até o momento retirou-se o arranjo e anexo exterior, criado nos finais da década de 80. Este passará a conter apenas o piso inicialmente criado, revestido por uma faixa de pedra calcaria e o restante basalto.

Removeu-se também o antigo revestimento da igreja que será agora substituída por argamassa de cal.
Vai-se diminuir o vão das janelas, fechar os buracos das paredes. A cobertura mantém-se de telha. Contudo as asnas serão recolocadas para fora do teto, beiral virada para o exterior permitindo melhor escoamento de agua.

Relativamente ao piso interno já foi escavado e será revestido de tijoleira de barro, as escadas com pedras da ilha do Maio.
A Sacristia passará a ter uma casa de banho, que está a ser trabalhada no momento.

Além da reabilitação integral do edifício, prevê-se a reabilitação do entorno da mesma e criação de canteiros à volta da igreja.

O Cardeal Don Arlindo, que foi recebido pela Equipa do IPC, ICV / Ministério das Infra-Estruturas, do Ordenamento do Território e Habitação e Edil Câmara Municipal de São Domingos, mostrou-se satisfeito com o andamento dos trabalhos e pela minuciosidade do mesmo.

A Igreja de Alcatraz, “espaço é de peregrinação por excelência, integra a lista dos edifícios contemplados para reabilitação no âmbito do Plano Nacional de reabilitação do património histórico e religioso, traçado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do IPC, e é financiada inteiramente pelo Governo de Cabo Verde, através do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades – PRRA.

A execução do projeto de requalificação, traçado pelo Arquiteto da Diocese de Santiago de Cabo Verde, Crisanto Vaz, está a cargo da empresa CAD – Engenharia e Construções, e orçado num valor de 18. 000.000, 00 (dezoito mil contos).

Para mais informações sobre o projeto: http://ipc.cv/index.php/iv-eixo-prra/prra-santiago

Últimas Notícias