0-02-0a-4d77ba971ffcaf7626609f62c67c2ca3c2d4984f6d25811ebe2ef79c9779befd_811a68b5.jpg

O Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, foi recebido nesta segunda-feira, 18 de novembro, na sede da UNESCO, pela Directora do Centro Património Mundial, Mechtild Rossler e equipa.

Um encontro de apresentação do Instituto do Património Cultural, missão e valores, bem como fazer um repasso da carteira de projetos do IPC e consequente alinhamento para futuras atuações no que diz respeito à preservação e disseminação do conhecimento a nível do património cultural.

Fernandes encontra-se em Paris no quadro da 40ª Conferência Geral da UNESCO, numa delegação chefiada pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

À equipa do Centro de Património Mundial, Fernandes apresentou um dos principais pilares que sustentam o trabalho do Instituto, com destaque para atualização do novo regime jurídico do património cultural, para fazer face aos novos desafios para o sector do património cultural em Cabo Verde, o plano de gestão da Cidade Velha Património Mundial, entregue recentemente à UNESCO, neste que é o seu 10º aniversário de classificação, a ratificação da convenção do património cultural subaquático e subsequente criação de uma comissão nacional para salvaguarda deste legado.

O Presidente do IPC apresentou ainda os projetos de salvaguarda da Olaria Tradicional de Fonte Lima, em Santa Catarina, bem como a salvaguarda do parque natural de Cova, Paul e Ribeira da Torre em Santo Antão, projetos estes com foco nas comunidades e no Desenvolvimento Sustentável das comunidades destes territórios (ODS 11.4)

Últimas Notícias