o Instituto do Património Cultural, é a entidade formalmente instituída para desempenhar a função de identificação, inventariação, investigação, preservação, classificação e conservação do património cultural móvel e imóvel, tangível e intangível, do povo cabo-verdiano, em todo o território nacional.
Nesta senda, considera-se um imperativo, a aposta em projetos sustentáveis e exequíveis que tendem a valorizar e dinamizar o património cultural. É neste contexto, que passamos a apresentar o projeto denominado, “Sítio Histórico Arqueológico da Trindade: Programa de Reabilitação Turística Sustentável”.
O conjunto patrimonial da Trindade, está intimamente ligada à história da Cidade Velha, pois em 1712 aquando do ataque do pirata francês Jacques Cassard à Cidade Velha, foi para esta localidade que o Bispo Frei Francisco Santo Agostinho se fixou, permanecendo nesta propriedade até a sua morte em 1719.
O Sitio Histórico Arqueológico da Trindade é hoje um património com características únicas no contexto patrimonial de Cabo Verde, com um elevado valor histórico, e com relevância na historia de Cabo Verde. Dispõe de valores intrínsecos e extrínsecos suficientes que nos permita apresentar argumentos para a sua valorização e salvaguarda. As suas características arquitetónicas de alto valor cultural e histórico e arquitetónico.
Conheça o projeto de reabilitação turística sustentável: Ver/ Download (.pdf)
Segundo orientações do programa de Governo para a IX legislatura, as ações nos domínios do património cultural devem pautar-se sobre a necessidade de “promover o turismo cultural através da integração dos dois setores, com o objetivo de mobilizar nacionais e estrangeiros para o conhecimento das tradições e do património material e imaterial do país, promovendo os locais históricos.
O IPC, através das varias direções de serviço que o compõe, tem trabalho no sentido da elaboração de uma carteira de projetos, cuja execução exigirá a angariação de parceiros, e a estreita colaboração com os vários sectores e instituições publicas e privadas.
Pretende-se por via da diplomacia cultural, mobilizar os meios financeiros disponíveis nos vários fundos de financiamento existentes, mas também através do mecenato cultural e patrocínio, criar as condições para a efetiva salvaguarda e valorização do património cultural Cabo-verdiano.
A execução dos projetos ora apresentados, possibilitarão o pleno usufruto do legado histórico-cultural do país, conforme o consagrado no artigo 79 da Constituição da Republica, mas acima de tudo contribuir para o desenvolvimento sustentável dos territórios, onde as mesmas estão inseridas.
Conheça a carteira de projetos do IPC Ver/ Download (.pdf)
No intuito de estancar as agressões que a Sé tem sido alvo, e promover sua valorização, o IPC - Instituto do Património Cultural, através do Gabinete de Gestão da Cidade Velha - Património Mundial, procedeu a vedação deste importante monumento, situado na Cidade Velha, Património Mundial.
Um trabalho realizado em parceria com a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Diocese de Santiago de Cabo Verde e a Paroquia do Santíssimo Nome de Jesus.
Num panorama geral, a estrutura física da Sé, apresenta bom estado de conservação. Contudo, devido à falta de um plano de manutenção e de valorização (uso social), as marcas de degradação do edifício são cada vez mais evidentes, devido sobretudo a pressão humana.
Por isso, pretende-se realizar uma vedação parcial do espaço, criando soluções para as partes sensíveis do monumento, nomeadamente nas duas portas laterais e na principal, na parte do transepto que fica na fachada noroeste que dá acesso para a rua direita, do bairro São Sebastião (que está completamente destruída) e na parte sudeste (Sé) com o acesso para a estrada principal, ou seja, na junção do transepto até a estrutura do corpo central da nave.
Conheça o projeto de vedação da Sé: Ver/ Download (.pdf)
Relatório de atividades dos Gabinetes e Direções do Instituto do Património Cultural
Conheça as atividades desenvolvidas pelo IPC em 2017 (Ver/ Download)